PROJETO BRASIL SEM FRESTAS É REALIDADE EM IBIRAPUITÃ
12/08/2022 15:14 em IBIRAPUITÃ

 No mês de maio do ano de 2022, lançamos no município de Ibirapuitã/RS o projeto “Brasil Sem Frestas”, tendo esse como principal objetivo, a inclusão de um adolescente nas atividades desenvolvidas pelo CRAS, bem como o fortalecimento de vínculos. Mediante o conhecimento da realidade e dos desejos do mesmo, o projeto foi pensado e aprovado junto com ele. 

 

O projeto Brasil Sem Frestas, foi lançado no ano de 2009 na cidade de Passo Fundo, mas já foi realizado em todo país. Esse caracteriza-se pela confecção de mantas produzidas com caixas de leite para cobertura de moradia de madeira que possuem frestas abertas, essas mantas além de proteger as residências do frio, também auxiliam no calor. 

 

Para o desenvolvimento do projeto contamos com o auxílio de toda comunidade, que não mediu esforços para doação das caixinhas nos nossos pontos de coleta. Hoje viemos aqui trazer o resultado da primeira casa beneficiada.

 

Alisson Eduardo, adolescente participante do projeto, se dispôs em encontros semanais, onde pudemos confeccionar as mantas e instalá-las na residência. O primeiro cômodo escolhido por ele foi o quarto, conforme as fotos abaixo. Alisson ainda menciona que o projeto contribuiu muito com a residência, refere que os avós, com quem ele mora, estão ansiosos pela conclusão. 

 

Como foi possível observar, a finalidade do projeto além de incluir Alisson em atividades opostas ao turno da escola, foi desenvolvido com ele a responsabilização, o cuidado, a participação, a importância de uma comunidade ativa, além da melhoria da infraestrutura da casa, obtendo melhores condições de habitação.

 

O projeto foi coordenado pela Equipe Técnica do Centro de Referência de Assistência Social de Ibirapuitã.

 

FONTE: CRAS IBIRAPUITÃ - RS

COMENTÁRIOS