Lideranças da região buscam melhorias para a VRS-810 em audiência com o DAER
08/03/2024 18:06 em Região

Uma comitiva formada por lideranças dos municípios de Ibirapuitã, Tio Hugo e Nicolau Vergueiro se reuniu na tarde desta sexta-feira (08/03) com o diretor-geral do DAER-RS, Luciano Faustino, em Porto Alegre. A pauta principal do encontro foi a situação precária da VRS-810, que liga os três municípios.

Preocupados com o estado da via, agravado pelas chuvas recentes, os representantes das comunidades solicitaram providências urgentes para garantir a segurança de motoristas, passageiros e pedestres. O trecho entre Ibirapuitã e Tio Hugo apresenta buracos, erosões e falta de sinalização adequada, o que dificulta a locomoção e coloca em risco a vida de quem trafega pela região.

Sensibilizado com as demandas apresentadas, Faustino anunciou que a obra de recuperação total do asfalto no trecho entre Ibirapuitã e a divisa com Tio Hugo estará em processo de licitação e a previsão é que a licitação seja concluída em abril. A obra de colocação da camada de asfalto que falta deverá acontecer ainda no primeiro semestre deste ano de 2024 e que até lá, operações tapa-buraco serão realizadas sempre que necessário para garantir a segurança de todos e preservar a base asfáltica existente.

Outras reivindicações atendidas

Além da recuperação do asfalto, outras reivindicações das lideranças foram atendidas. A sinalização do asfalto entre Ibirapuitã e Nicolau Vergueiro será melhorada, e através de uma parceria entre os municípios e o DAER, será realizado o serviço de roçada na beira do asfalto.

Asfaltamento entre Nicolau Vergueiro e Marau

Outro assunto debatido na reunião foi a obra de asfaltamento entre os municípios de Nicolau Vergueiro e Maraus. O projeto ainda está em fase de elaboração, mas representa um sonho antigo da comunidade regional.

Agradecimentos

As lideranças que participaram da audiência agradeceram imensamente o DAER pela atenção e o empenho em solucionar os problemas da VRS-810. Também agradeceram ao Assessor do Governador Eduardo Leite, Mateus Wesp, que agendou a audiência e possibilitou o diálogo entre as partes.

 A reunião foi uma iniciativa do Vereador Josil Morais, onde se manifestou referente ao assunto na Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores destacando a situação da via e frisou que iria em busca da audiência convidando demais lideranças da região.

Participaram da audiência:

Representando Ibirapuitã:

Prefeito José Nicolodi Provenci

Vice-Prefeito Jaime Martovicz

Vereador Josil Morais

Representando Tio Hugo:

Vice-Prefeito Geder Follmer

Vereadores Estevão Pissolatto e Delcio Wiedthauper

Representando Nicolau Vergueiro:

Vice-Prefeito Delmar Diehl

Secretário da Agricultura Daniel Welter

Vereador Dilir de Souza

_

Texto: Eder Lodi

Foto: DAER-RS

COMENTÁRIOS