Clientes de Ibirapuitã atendidos pela operadora de telefonia fixa Oi (Prefixo 3380-XXXX), estão sendo notificados sobre a desativação das redes que utilizam fios de cobre. A mudança não é exclusiva e vale para todos os municípios onde a empresa não possui serviço de internet por fibra ótica, já que o telefone fixo, atualmente, utiliza este cabeamento.
A Oi tem comunicado aos clientes o prazo para adotarem o novo modelo do serviço, sob pena de ficarem sem a linha. Assim, quem não proceder a mudança terá o número cancelado automaticamente. A empresa oferece a solução UC4X, uma plataforma de telefonia IP, 100% em nuvem e que funciona pela internet. Com isso, o número fixo passa a operar junto ao seu celular ou, por um aplicativo baixado no computador onde ele discará e receberá ligações.
Para quem deseja manter seu cabeamento interno e continuar usando seu telefone fixo tal qual ele está, a orientação é instalar um adaptador VoIP (como o da Intelbras modelo ATA 200). O aparelho, menor que um modem de internet, converte o sinal para o telefone analógico mantendo suas funcionalidades.
Os clientes da Oi estão sendo avisados por carta, mas caso o telefone fixo já não esteja funcionando é orientado ligar para 10314 e proceder a alteração. Desta forma, a linha não será cancelada se o cliente sinalizar que deseja migrar para o novo modelo. Não há cobrança de taxas e existe leve queda no valor da mensalidade.
Essa mudança acontece em razão de a Oi não ser mais “concessionária” de serviço de telefonia pública mas, uma autorizada como Claro, Vivo e Tim. O acordo foi firmado no dia 30 de setembro de 2024, com o Ministérios das Comunicações. Com isso, ela não tem mais algumas obrigações como, não precisa manter telefones públicos (orelhões) e também pode escolher onde e com quais produtos deseja atuar.
Fonte: Eder Calegari