A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Ibirapuitã tem participado das mobilizações que ocorrem desde maio na região em defesa do projeto de securitização das dívidas rurais. O movimento, que está presente em diversas cidades gaúchas, tem grande concentração em Tio Hugo e contou com um tratoraço em Passo Fundo neste mês de junho.
No maior tratoraço da história de Passo Fundo, centenas de máquinas agrícolas ocuparam as rodovias e avenidas, chamando a atenção para a urgente necessidade de transformar as dívidas rurais em títulos que possam ser pagos pelos agricultores em um prazo maior.
O presidente do STR de Ibirapuitã, Leocir Scherner, alerta que “essa é a voz dos agricultores pedindo justiça. O produtor quer pagar as suas dívidas, mas com condições que não condenem os orçamentos das famílias”, afirma.
O STR de Ibirapuitã seguirá ao lado dos agricultores em busca do avanço do projeto de securitização que tramita no Congresso Nacional, medida essa que permitirá a continuidade da produção de alimentos nas lavouras dos produtores que enfrentam dificuldades provocadas por anos consecutivos de estiagem e enchentes.