Teve início no sábado, 25 de outubro, a terceira turma do curso Formação para o Cooperativismo, promovido pela Sicredi Botucaraí RS/MG, em parceria com o Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), por meio do Projeto +Coop. A nova edição conta com 46 participantes, sendo 27 Coordenadores de Núcleo e 19 colaboradores da Cooperativa, e será realizada ao longo de 11 meses, com encontros mensais em Soledade/RS.

A abertura oficial foi conduzida pelo presidente da Sicredi Botucaraí RS/MG, Carlos Rogério Matuella, que destacou a importância da iniciativa: “É uma alegria estar iniciando a terceira turma no Rio Grande do Sul, onde temos o privilégio de envolver Coordenadores de Núcleo e colaboradores da Cooperativa. Acreditamos muito nessa formação, porque ela prepara a liderança do Sicredi, prepara os associados e, principalmente, apoia o desenvolvimento dos nossos colaboradores”, enfatiza.
Segundo Matuella, o curso foi estruturado com o objetivo de capacitar as pessoas. “Parabenizo e agradeço a todos que se colocaram à disposição para participar, pois quem ganha com isso é a Cooperativa e a nossa região”, completa.

O curso busca fortalecer o papel das lideranças que são o elo entre os associados e a cooperativa. Durante a formação, os participantes terão acesso a uma grade de conteúdos estratégicos voltados ao desenvolvimento de competências cooperativistas e de liderança. Confira as disciplinas que serão abordadas ao longo do curso:
Disciplinas do Curso de Formação para o Cooperativismo
Gestão Estratégica e Planejamento
Estratégias de ESG em Cooperativas
Empreendedorismo
Marketing para Cooperativas
Introdução ao Cooperativismo
Liderança e Comunicação nas Cooperativas
Governança Corporativa e nas Cooperativas de Crédito
Inovação e Cenários Futuros Desejáveis
As Pessoas e a Cooperação
Metodologia de Resolução de Problemas – Ideathon
Institucional da Cooperativa
Em Minas Gerais, o Curso Formação para o Cooperativismo está em sua segunda turma, envolvendo 57 alunos, entre colaboradores e Coordenadores de Núcleo, que iniciaram os encontros em agosto deste ano, em formato de quatro módulos com a UFSM mais um módulo Institucional com a Cooperativa, sendo uma aula por mês, com conclusão em dezembro de 2025.