A Corregedoria é composta por cinco membros titulares com mandato de dois anos, sendo atualmente representada por Andriele Bettin, Alice Rosso, Alessandra V. Scariot, Rubia M. Johnk e Diego Paz. A reunião também contou com a presença de Letícia S. Perin, representando o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA).
Funções da Corregedoria
A Corregedoria do Conselho Tutelar desempenha um papel essencial no controle e fiscalização da atuação dos conselheiros tutelares. Suas principais atribuições incluem:
Fiscalizar o cumprimento de horário e o regime de trabalho dos conselheiros tutelares, garantindo a efetividade do plantão e o atendimento à população 24 horas por dia;
Instaurar e conduzir procedimentos administrativos disciplinares em caso de inobservância de deveres, violação de proibições ou prática de falta grave;
Emitir pareceres conclusivos sobre sindicâncias e processos administrativos disciplinares, notificando o conselheiro tutelar envolvido e comunicando o Prefeito Municipal;
Garantir o cumprimento das normas que regem o Conselho Tutelar e assegurar seu bom funcionamento;
Zelar pela execução da Lei Municipal nº 2.706/2023, que regula a Política Municipal de Proteção aos Direitos da Criança e do Adolescente, entre outros dispositivos relacionados ao setor.
Recebimento de Denúncias
As denúncias relacionadas à atuação dos conselheiros tutelares devem ser encaminhadas ao COMDICA, que as repassa à Corregedora-Geral para instauração dos procedimentos necessários. O processo administrativo assegura ao conselheiro tutelar o direito ao contraditório e à ampla defesa.
As denúncias podem ser feitas por meio da Ouvidoria do Município, no site oficial da Prefeitura de Ibirapuitã (https://ibirapuita.rs.gov.br/), ou pelo e-mail do COMDICA: comdica@ibirapuita.rs.gov.br.
A Corregedoria reforça seu compromisso com a transparência e o fortalecimento do Conselho Tutelar, garantindo um atendimento adequado às crianças, adolescentes e famílias do município.