Na manhã do último domingo, 7 de setembro, Ibirapuitã celebrou a Independência do Brasil com um grandioso desfile cívico, organizado pela Administração Municipal por meio das Secretarias de Educação e de Cultura. O evento reuniu autoridades, escolas, entidades, famílias e toda a comunidade em um momento de civismo e integração.
Neste ano, o tema municipal foi “Educar para libertar: do Império à cidadania”, destacando a educação como caminho essencial para a liberdade e para a construção de uma sociedade justa e cidadã.
O desfile foi aberto pela Brigada Militar e pela Banda da Escola Saldanha Marinho, seguido pelas escolas municipais, Escola Estadual, a ASSEUI - Associação dos Estudantes Universitários de Ibirapuitã, Sicredi, as invernadas artísticas do CTG Seiva Pampeana, além da corte de soberanas e soberanas mirins.
Também prestigiaram o ato o prefeito Rosemar Hentges, o vice-prefeito Juberlan Giongo, secretários municipais, a presidente da Câmara de Vereadores Roberta Muller, vereadores e comunidade em geral.
Após o pronunciamento das autoridades, os alunos da EMEI Jordana Buffet Muniz emocionaram o público com uma apresentação marcada por ternura, simbolismo e a representação da pureza, alegria e esperança de um futuro melhor.
Durante o evento, ocorreu ainda a premiação do concurso de poesias e desenhos promovido nas escolas municipais, valorizando a criatividade, a expressão artística e a produção literária dos estudantes.
Premiados
Poesia Júnior
1º - João Victor Martins Amarante
2º - Davy Luis da Maio Barbosa
3º - Eduarda Paludo dos Santos
Poesia Sênior
1º - Edilene Rigo Teló
2º - Ana Laura Alves de Lima
3º - Alice de Almeida Teixeira
Desenho Júnior
1º - Nathan Bettin
2º - Heitor Nunes
3º - Sofia Gabriele
Desenho Sênior
1º - Alexandre Cardoso Pinheiro
2º - Allana Gabrielly Strauss
3º - Lorena Moraes Lago
A secretária de Educação, Cassiana Bettin Lago, destaca que, durante a semana que antecedeu o 7 de Setembro, as escolas municipais realizaram diversas atividades para aprofundar o conhecimento dos alunos sobre a importância da data. Ela também ressalta a implementação do projeto aprovado pela Câmara de Vereadores, que institui a execução de hinos nas escolas em sistema de rodízio semanal: Hino Nacional, Hino Rio-Grandense e Hino Municipal.
A Administração Municipal agradece a todos que participaram do evento, mesmo com o frio registrado na manhã de domingo, em especial à Banda da Escola Saldanha Marinho, à Brigada Militar, ao Sicredi e à ASSEUI, que contribuíram para a aquisição de uniformes para todos os alunos da rede municipal.